sexta-feira, 11 de maio de 2007

Rio das Ostras

Dia 11/05:

Cumprimos o planejado, que era partir para Rio das Ostras pela manhã. Céu azul, vento favorável para uma viagem na vela.


Levamos quase 4 horas para percorrer as 15 milhas (25 Km) do percurso. Velejamos todo tempo.

Chegamos em Rio das Ostras, com muita atenção, pois a aproximação do local, onde deveríamos ancorar é cheio de pedras e não está cartografado na carta náutica.

O amigo Aroldo, parceiro da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro, me ofereceu uma poita para deixar o Tukurá ancorado, durante uma semana enquanto volto para casa. O Aroldo não estava lá. Não pude conhecê-lo pessoalmente. Foi uma pena, pois o cara foi nota 10, se preocupando com os detalhes, para que eu tive uma ótima estada em Rio das Ostras.
Porém, algumas coisas mudaram rapidamente durante o dia. Fiquei inseguro com o local de ancoragem, que é desabrigado de alguns ventos perigosos, como o Sul e Sudoeste. Além disto, tinha um barco vizinho chamado Cachorão, que estava a fim de cruzar com o Tukurá. Estavam muito perto quase se batendo. O Augusto e a Silvia, também preferiram voltar para Búzios. E assim fizemos. Deixamos Rio das Ostras às 22:30 hs.
Foi uma velejada maravilhosa. O único problema foi que o Augusto estava com uma dor de dente insuportável. Não pode aproveitar a velejada. Fizemos o retorno para búzios em 2:00 hs, contra as 3:30 hs da ida. Chegamos em Búzios a toda. Quase que não deu tempo de abaixar as velas. Quando vimos estávamos em cima dos barcos ancorados.

Nenhum comentário: