domingo, 21 de novembro de 2010

Tukurá em Ação

Pessoal
Resolvi tirar a Buzanfa da cadeira e por em prática uma das minhas idéias que estava mofando na minha cabeça.
Espero que seja a primeira de muitas outras que guardo aqui comigo.
Há muito tempo venho querendo aliar meu hobby com alguma ação do bem.
Tenho várias ideias, mas uma delas poderia ser realizada com apenas a minha participação. Caso eu não tive sucesso com a colaboração de outras pessoas.
Veja bem, que há um certo receio em minhas palavras. Isto era uma das barreiras que eu tinha em minha mente!
Aí me lembrei de uma frase magnífica de São Francisco de Assis:
"Comece fazendo o que é preciso. Depois faça o que é possível. Derepente você estará fazendo o impossível"
Sentia a necessidade de fazer algo, Tinha a idéia e os meios para realizar. Então porque não tentar.
Aí vem outras barrreiras que eu mesmo construí. Vou ter que pedir aos outros! Mais difícil ainda, pedir dinheiro!
Não imaginava o quanto seria gratificante encontrar um envelope sobre a minha mesa no trabalho, com uma contribuição em dinheiro dentro, minutos depois que passei um e-mail para o pessoal do trabalho, pedindo colaboração para uma ação de Natal. Mas o mais valioso para mim, não estava dentro do envelope, mas sim nas palavras escritas por um amigo.
"Paulo. Parabéns pela atitude!! Silva 17/11/10"
Isto foi uma injeção de coragem para vencer a minha vergonha de pedir.
Outra coisa positiva foi perceber que há a confiança em quem contribui. Além é lógico da vontade que as pessoas tem de ajudar aqueles menos favorecidos.
A idéia a ser posta em pratica é uma ação de Natal!
Aliando a vontade de navegar e de estar no mar, tracei meu rumo para uma das ilhas do litoral norte, Ilha do Búzios. Entregaremos lá presentes de Natal para as crianças e adolescente, assim como cestas básicas para as 54 famílias de lá.
Comecei então o levantamento de informações sobre as comunidades que vivem lá.
Através do rádio VHF, consegui manter contato com uma senhora que é a líder da comunidade da Ilha dos Búzios. Dona Ditinha. Ela me passou algumas informações básicas e também o telefone de uma das professoras de lá.
Liguei no dia seguinte para a Prof. Neide. Ela prontamente me passou o número de crianças e famílias da comunidade onde trabalha, comunidade Porto do Meio. Dias depois ela me colocou em contato com a Prof. Carla da comunidade de Guanchumas.
Essas duas professoras estão sendo fundamentais para que eu possa concretizar a ação.
Muito bem, então já tenho colega de trabalho que contribuirão para a compra de presentes para as crianças. Mas tenho ainda que estender os pedidos a outros conhecidos, para conseguir obter 54 cestas básicas.
Está sendo um pouco mais difícil conseguir os recursos para as cestas, mas estou disposto a fazer. E as cestas serão doadas na Ilha de Búzios! Palavra de teimoso!
Além dos presentes, vamos levar o Papai Noel para alegrar a criançada. O Noel será o Tonhão, meu amigo de longa data, que vem se transformando em Noel todo os anos. (Veja ele neste blog nos anos anteriores).
No último final de semana, dia 21/11, fui até a Ilha dos Búzios para ver de perto como faremos para organizar tudo.
Saí de Ubatuba às 07:00 h rumo a Búzios. Foram 4,5 horas de navegação à motor. O mar estava calmo e o tempo estável. Um dia lindo! Apesar de um leve nevoeiro nas primeiras horas do dia.
A Ilha dos Búzios está a 35 Km de Ubatuba. Mas a dificuldade está no desembarque para terra. è um costão rochoso, com o acesso por escadas feitas pelos locais. Se o mar tiver ruim, ninguém entra e ninguém sai.
Assim que cheguei no Porto do Meio, fui recebido pela Dona Ditinha, que foi até o local onde eu deveria desembarcar. Ela foi super atenciosa. Subi o morro e dei uma parada na casa dela para tomar uma água. Batemos um papo gostoso, para nos conhecermos melhor.
No caminho fui avaliando como seria a subida do Papai Noel. Não será nada fácil.
Dona Ditinha me falou um pouco das dificuldades do povo de lá. Não são poucas não! O povo não vive na miséria, mas passam apertados, quando falta o pescado e aquilo que plantam. Vivem também do artesanato, além da pesca e agricultura de subsistência. São pessoas boas de bons custumes e com valores morais.
Me encontrei também com a Prof. Neide e a Prof. Carla. Dois amores em pessoa! Elas me passaram todas informações que eu precisava. Além disso, constatei que a ação será bem vinda pelas crianças e moradores.
A escola é bem arrumada e organizada pela Prof. Neide.
Visitei a escola do Porto do Meio, que fica no alto do morro. Subi até uma pedra que dá um visual incrível da Ilhabela e do continente.Retornei para Ubatuba satisfeito com o que consegui obter de detalhes. Agora é por a mão na massa, para comprar os brinquedos e organizar o transporte das cestas básicas.

Bons Ventos.

Nenhum comentário: