domingo, 5 de dezembro de 2010

Ação e Diversão - Vila de Guanchumas - Ilha dos Búzios

Dia 05/12/2010 - Ilha dos Búzios - Guanchumas.

No domingo pela manhã deixamos a ancoragem da comunidade do Porto do Meio e seguimos para Guanchumas que fica do lado norte da ilha.

A Prof. Carla estava lá nos esperando junto com as crianças e moradores da comunidade.

O tempo e o mar continuou nos ajudando para que fosse possível desembarcar no local.

Após ancorar o Tukurá na pequena baía defronte a vila, fui reconhecer como seria a "escalada" para chegar a escola.


Despachei os brinquedos pelo pescador que veio nos ajudar.



O Papai Noel estava muito tenso, pois ele já sabia o que teria que enfrentar para chegar lá.

Desta vez ele embarcou na chata (como é chamado um pequeno barco de madeira utilizado pelos locais) com mais segurança e cuidado.


A subida sobre as pedras foi difícil, pois aquela escada de madeira tinha vãos largos e escorregadios. O Tonhão, o nosso Papai Noel, foi guiado pelo Fernando, que ficava orientando ele: - Pisa aqui, apoia ali, segura lá... só que em uma dessas o Papai Noel escorregou e caiu!

Quando eu vi de longe que ele havia caído, pensei comigo: - O que eu fui fazer com o meu amigo! Quase matei ele ontem na subida do morro, hoje ele cai nas pedras. Será que ele se machucou?

Quando olhei novamente para trás, vi ele se levantando e seguindo em frente. Aí pensei, está valendo a pena!

Ainda bem que a escola de Guanchumas próximo do local de desembarque. Desta vez o Papai Noel não sofreu tanto.



Começamos distribuindo as cestas básicas para os pais das crianças. Algumas famílias não foram.













O Papai Noel não deixou ninguém sem tirar uma foto com ele.



Algumas crianças tiveram que ser "caçadas" para tirar uma foto e receber o presente.






A professora Carla foi quem organizou tudo na Comunidade de Guanchumas.

A Carla trabalha a 4 anos naquela escola. Ela mora sozinha na própria escola. As instalações são simples mas decentes.

Somente uma coisa me deixou chateado. Não há luz elétrica. Até existe um sistema com placas solares, mas não está funcionando.



Finalizamos a nossa festinha com uma foto de todos.
O Noel pendurou as chuteiras, ou melhor, as roupas!


Obrigado Prof. Carla, obrigado amigos de Guanchumas.
Fomos muito bem recebidos e levamos conosco uma ótima sensação de missão cumprida.
Aproveitamos o mar espelhado durante o retorno da Ilha de Búzios para Ubatuba e fizemos um churrasquinho a bordo.



Cerveja gelada e um churrasquinho de costela suína e linguiças caseiras.


A churrasqueira Kokimbus é um dos principais acessórios do Tukurá.


Pessoal
Me sinto muito realizado por ter conseguido promover esta ação de Natal. Me sinto ainda mais capaz para continuar transformado minhas ideias em ações.

Acho que descobri uma forma muito legal de transformar um hobby em uma ação do bem

Agora tenho novas metas. A principal é vender esta ideia para outros velejadores. Quem sabe da próxima vez chegaremos em flotilha, em alguma outra comunidade como esta que visitamos.
Obrigado a todos que colaboraram!
Bons ventos para todos vocês.

2 comentários:

Ciência a bordo disse...

Saudaçoes aos tripulantes do Tukurá. Lendo suas postagens ficamos emocionados com as iniciativas e o exemplo de cidadania de vcs, ficaremos honrrados em recebê-los em nosso pequeno blog...

Baita abraço e bons ventos

Paulinho disse...

Amigos do Ciência a Bordo
Obrigado por acessar o Diário de Bordo do Tukurá.
Obrigado também pelo elogio.
Estamos apenas zarpando rumo a outras ações do bem.
Na medida do possível, queremos ampliar nossas atitudes, levando um pouquinho de alegria e carinho para as comunidades ribeirinhas.
Confesso que é uma grande e desculpa para navegar, mas nos dá uma sensação muito gratificante de poder fazer algo de bom enquanto desfrutamos de um hobby.
Fica o meu convite para tê-los a bordo do Tukurá.