domingo, 17 de abril de 2011

Ação de Páscoa

16 de Abril de 2011:

As vezes a correnteza contra e o forte vento pela proa nos faz desanimar da nossa travessia.
Da mesma forma a vida nos impõe dificuldades que abalam nossas estruturas.
O mar grosso faz o nosso casco ranger, nosso mastro envergar e nossas velas rasgar. Tememos o naufrágio!
No meio de uma travessia, não há como desistir ou como se esconder. Temos que enfrentar. Temos que confiar em nossa capacidade de suportar e acreditar na infinita bondade do Nosso Pai.

Diante das dificuldades da vida, só nos resta enfrentá-las de frente.
Contra a tristeza, devemos buscar a alegria nas pequenas coisas da vida.
Contra a fraqueza que nos abate, há de existir a tal força vital para nos salvar desta impotência.
Contra o desânimo, algumas doses de sonho e de realidade (sempre tem alguém que está em situação pior que a nossa).

Eu estava desanimado e pensava em desistir da ação de Páscoa. Então me dei conta que deveria superar isto, indo para cima do desanimo, atropelando as barreiras que se encontravam na minha frente.

Graças à Deus não desisti!

Novamente com a ajuda dos colegas de trabalho e de alguns amigos de bom coração, consegui apoio para comprar os 120 ovos de Páscoa.
Enchi o bom e velho Honda FIT com as caixa de ovos de Páscoa e segui confiante para Ubatuba.

Desta vez o local escolhido para a entrega dos presentes foi a Praia do Camburi ao norte de Ubatuba, bem na divisa de SP com o RJ.

A comunidade do Camburi é formada por descendentes de Quilombolas.

Camburi tem uma única escola para atender as crianças até a 5a. série. As crianças maiores estudam em outra escola distante de lá.

Após uma visita no local uma semana antes da ação, consegui confirmar as informações necessárias para organizar o evento de entrega dos ovos de Páscoa.
Com a habitual ajuda do Luizito da Secretaria de Educação de Ubatuba, do Juscelino diretor da escola do Puruba, da Cati diretora da escola do Camburi e da Vanuza, líder da comunidade do Camburi, foi possível organizar uma festa no Centro Comunitário do Camburi.

Desta vez o Tukurá não navegou sozinho nesta. Tivemos a participação do projeto Velejando com Deus, dos velejadores Marcio, Daniela e Gabrielzinho. http://www.velejandocomdeus.com.br/
A tripulação do Tukurá foi composta por mim e pela minha irmã Selma.

Chegamos tarde em Ubatuba e carregamos o Tukurá de madrugada.

Combinamos zarpar do Saco da Ribeira bem cedo para chegar antes do meio dia no Camburi.

O dia estava perfeito para navegar e para fazer a festa.
Se Deus é brasileiro eu não posso afirmar, mas com certeza Ele é marinheiro!

Foram 4 horas de navegação até o Camburi. No trajeto passamos por algumas das ilhas de Ubutuba.

Saímos um pouco antes do Bora-Bora, mas fomos alcançados pouco antes de chegar na Ilha das Couves.

Chegamos juntos na Praia do Camburi por volta da 11:00 hs. Descarregamos os ovos de Páscoa com a ajuda dos locais.

A ancoragem no Camburi foi tranquila.

Depois de um almoço delicioso a bordo do Bora-Bora, partimos para o trabalho.

Eu o Márcio e Vagno, descarregamos os equipamentos para as apresentações da equipe Velejando com Deus.

A equipe do Velejando foi formada pelo Marcio, sua esposa Daniela, pelo pequeno Gabriel, pelos amigos Vanessa, Camila e Vagno.
A Camila e a Daniela se vestiram de palhaço e deram os primeiros cumprimentos as crianças da comunidade.

O campo de futebol foi o ponto de encontro com as crianças.

Tivemos um enorme apoio da Vanusa (a minha direita) e da Gugu. Elas organizaram tudo na comunidade para realizarmos a ação.

O Velejando com Deus realizou algumas palestras para as crianças e adolescentes. Falaram sobre Ecologia, Amazônia Azul e orientaram as crianças sobre a necessidade de fazer uma correta escovação dental. Também deram kits de higiene bucal para todas as crianças.

As crianças menores ficaram mais interessadas do que as maiores. Mas a expectativa era mesmo a de ganhar os ovos de Páscoa!

Os menores também participaram mais. Alguns tinham as respostas às perguntas do Márcio, bem na ponta da língua.

Depois das palestras rolou um teatro. A equipe polivalente do Velejando se transformou em atores.

O tema foi sobre a violência, drogas, alcoolismo e a futilidade.
O projeto Velejando com Deus aborda estas questões de forma clara e simples. Mas sempre baseando-se nos preceitos de Deus.

Após a apresentação da peça, foi dado início a distribuição dos Ovos de Páscoa.
Rapidamente a Daniela se transformou de atriz para a Coelhinha da Páscoa.

Houve uma certa preocupação de não ter ovos de páscoa para todos. A lista continha 105 crianças, levei 120 ovos para não faltar. Além das crianças da comunidade, apareceram algumas de fora. Não faltou para ninguém!

Depois dos ovos rolou a entrega dos cachorros quentes.
Com a doação de 210 pães de hot dog e 200 mini bolinhos pela empresa Fresquito de Mogi das Cruzes www.fresquito.com.br foi possível preparar os gostosos hot dogs da Selma.

A Gugu, uma moça da comunidade, auxiliou na organização da entrega.

Missão cumprida!

Só me resta deixar o meu MUITO OBRIGADO ao pessoal do Velejando com Deus.
Foi uma grande oportunidade de aprender e compartilhar esses bons momentos que tivemos.

Obrigado aos amigos que me ajudaram e confiaram nas boas intenções desta ação.

O resultado? Podemos ver pelo sorriso de uma criança!